terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Predição de estrutura cristalina poderia ser um ‘boom’ na industria farmacêutica?

Um grupo de pesquisadores na Inglaterra e França conseguiu o desafio de predizer a estrutura de cristais sem experimentos laboratoriais! Este feito pode ter implicações significativas no desenvolvimento de matérias-primas farmacêuticas no futuro, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Cambridge.

O Centro de Dados de Cristalografia de Cambridge sustentou quatro testes de predição de estrutura de cristais. O grupo liderado pelo Dr. Marcus Neumann (Avant-garde) e Dr. John Kendrick (University of Bradford) utilizou softwares especialmente desenvolvidos para predição da estrutura de quatro cristais com sucesso!

A estrutura dos cristais determina muitas das propriedades dos materiais, tais como solubilidade, dureza, fluidez, cor, forma, etc. Uma predição confiável da estrutura de cristais é potencialmente importante devido a muitas moléculas farmacêuticas cristalizarem em mais de uma estrutura, ou seja, polimorfos que poderiam ser controlados a partir simulações computacionais a fim de encontrar a melhor qualidade de uma matéria-prima.

O desafio foi parcialmente vencido, pois não funcionou em todos os casos sendo que os testes foram realizados apenas para moléculas orgânicas pequenas. Há muito o que melhorar, no entanto para os próximos anos podemos esperar avanços neste sentido!!

Fonte: PFQ Newsletter

Nenhum comentário: